Célio Rosa

< página inicial

Obras / Exposições

Caso haja interesse na aquisição de obras, favor acessar a página Contato e enviar o comentário sobre o interesse da aquisição.


CÉLIO ROSA, UMA RETROSPECTIVA




Graffites, Um Novo Visual Urbano



Paredes, Muros e Tapumes



Há já algum tempo os graffites, as pichações das paredes, muros, becos e até monumentos, têm me chamado muito atenção. Isso não só se justifica pelo fato de até o ano de 2006 São Paulo ter sido considerada a cidade mais graffitada do mundo, mas porque fui atraído por belíssimas propostas com conteúdos inteligentes, sensíveis e de plástica admirável.

Na opinião do grafiteiro Binho Ribeiro, o graffite é a maior manifestação da arte que já existiu no mundo. O graffite surgiu em New York, na década de 60, com um núcleo de excluídos da sociedade e assim o graffite e o Hip Hop alastraram-se pelo mundo.

Chegou ao Brasil no final dos anos 70 e teve sua popularização nos anos 80, principalmente nos principais centros urbanos do país. Essa arte cresceu muito e vem atravessando os anos apesar das intolerâncias e preconceitos.

Seu desenvolvimento deve-se principalmente ao indiscutível talento de alguns artistas. Suas obras, em geral, são produzidas nos diferentes lugares, usando o “spray” de latinha, tipo Colorgin.

Hoje, a graffitagem ultrapassa todos os obstáculos e barreiras, tem uma forma expressiva no contexto social, na comunicação visual e na estética.

O MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo promoveu em fevereiro de 2008 a primeira exposição dessa modalidade no Brasil entrando no circuito da discussão do “Graffite” e sua inserção, reconhecendo sua importância como expressão artística, promovendo definitivamente o debate dessa arte.

Já existem muitos artistas que se profissionalizaram na arte de rua. Paredes, Muros e Tapumes são territórios livres para suas obras. A temática, às vezes é figurativa, outras vezes abstrata, variando nas cores, na violência da imagem, nas figuras ameaçadoras e ameaçadas.

Quase sempre a produção vem da materialidade dos grandes centros. Comecei a ser envolvido, de repente estava fotografando esse universo com o objetivo de explorar essas imagens nas minhas telas.

À partir de janeiro de 2007, entrei nessa jornada. Não se trata da reprodução dos graffites, mas sentir o diálogo que essas imagens mantém com os espaços públicos, um recorte da própria cidade. Faço também uma reflexão como o artista e sua escrita se relacionam com a paisagem urbana, com o céu, com a vegetação, com o público, com a degradação da cidade e com os muros remendados. Analiso ainda, como essa arte pública se ajusta, se integra e se furta por completo, da censura, do controle, com a vontade de dizer e sem palavras para falar.

Nas cidades os muros, paredes e monumentos dividem a sua função antiga e passam a ser suporte e veículo de intercomunicação entre a cidade, sua história e a arte urbana.

clique para visualizar clique para visualizar clique para visualizar clique para visualizar
Graffiti 01 Graffiti 02
coleção particular
Graffiti 03 Graffiti 04 Graffiti 05
Graffiti 06 Graffiti 07 Graffiti 08
coleção particular
Graffiti 09
coleção particular
Graffiti 10
coleção particular
Graffiti 11 Graffiti 12 Graffiti 13 Graffiti 14 Graffiti 15
coleção particular
Graffiti 16 Graffiti 17 Graffiti 18
coleção particular
Graffiti 19 Graffiti 20
coleção particular
       
Graffiti 21
coleção particular
       


Exposição Individual Fran's Café Moema


Exposição individual no Espaço Cultural do "Fran's Café - Moema" - Rua Moema, 190 - São Paulo.
Período: 24 de maio de 2005 à 28 de junho de 2005
Técnica: óleo, acrílico e aquarela

Leitura em Aquarela Em Tempo
de Violetas
Olhar de Hoje
coleção particular
Diálogo com o Horizonte Recortes Urbanos
Flores do Verão 2001 Parede de Fundo Diálogo das Cores Recanto das Violetas Brilho de Verão
Recorte Verde Sol Poente Colza do Sul da França
coleção particular
Flores em
Fundo Verde
Flores Brancas e Amarelas
coleção particular

Caso haja interesse na aquisição de obras, favor entrar em contato e informar o interesse da aquisição.

 

© CÉLIO ROSA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Design by Vista Criações

Graffiti 01 Graffiti 02 Graffiti 03 Graffiti 04 Graffiti 05 Graffiti 06 Graffiti 07 Graffiti 08 Graffiti 09 Graffiti 10 Leitura em Aquarela Em Tempo de Violetas Olhar de Hoje Diálogo com o Horizonte Recortes Urbanos Flores do Verão 2001 Parede de Fundo Diálogo das Cores Recanto das Violetas Brilho de Verão Recorte Verde Sol Poente Colza do Sul da França Flores em Fundo Verde Flores Brancas e Amarelas Graffiti 11 Graffiti 12 Graffiti 13 Graffiti 14 Graffiti 15 Graffiti 16 Graffiti 17 Graffiti 18 Graffiti 19 Graffiti 20 Graffiti 21